É tempo de neve

(João Morgado)
 
Ontem perdi muito tempo comigo.”Estava frio” e perdi tempo aquecendo-me. O tempo passa tão depressa... há dias que não dão para nada, nem para aquecer. Nem com a intenção de viver mais intensamente nestes dias acontece o tempo parar um pouco, não acontece nem uma magia que intensifique o tempo. Tive tempo de espreitar pela janela do meu quarto e vi a neve lá longe enevoando os céus da serra, aconteceu então uma coisa engraçada... Pareceu-me ver no céu uma nuvem da forma dum coração, grande como todos os corações que aquecem a gente num tempo de frio como este que atravesso.
Este é um tempo de carinho, de amizade e de amor... Como o coração dum amigo. Cheio de tempo para nós e cheio de calor humano.
É preciso que em cada tempo presente vivamos... tempo de sorrir... tempo de ouvir o vento... tempo de amar a natureza que se revela até nestas pequenas coisas.
Nesta majestade de terra aparentemente inóspita, cheia de pedras e verdes rasteiros, que no mistério das montanhas se fazem sentir... algumas vezes amargos, “por isso a canção do pastor diz: o leite é negro para o pastor”e é verdade, pois nestes dias a neve não é clara como aparenta. Basta pensarmos na dificuldade dum pastor em fazer a sua lida de pés enterrados na neve até aos joelhos. Nas cores mescladas e negras das nuvens nota-se o frio rodando dum lado ao outro e arrefecendo as orelhas...
Mas no sorriso das crianças... ao verem a neve salpicando os ares tudo se esvanece, até a cor do leite, ou o amargo duma terra pisada de frio e aguas duras. E assim se a neve cai de mansinho nos sentimos brancos por dentro, da cor desses flocos de vida e beleza.
Só depois que o sol se mexe calmamente e vai aquecendo a terra se começa então a ver as cores mais brilhantes da natureza, que fervilha de vida aos nossos pés, depois que as aguas escorrem pelas terras inclinadas desta serra agreste e bela.
Numa hora dessas as nuvens parecem o ondular do mar
calmo dos Setembros, com as suas transparências e reflexos do calor do sol...
Existe um tempo... Um tempo assim, cheio de momentos de pensar e assentar ideias. Tempo em que não há tempo para nada além de nos aquecermos.


Ai vento do norte que trazes a neve
Branca e leve como os sonhos de criança
Boa para encher almofadas aos anjos
Bela para dar brilho aos sorrisos
Neve solta e fria que aqueces a alma
Clara e quente ao se sentir nas mãos
A neve aquece a quem brinca com ela
A neve tem reflexos de azul como o céu.